Quando uma empresa precisa ou quer saber o que a sua clientela pensa/fala a seu respeito ou mesmo quais os seus desejos, geralmente lança mão de pesquisas de mercado ou de opinião. Esse tipo de iniciativa tem um custo alto. Esse custo pode ser reduzido significativamente com o uso de um blog corporativo como canal de comunicação com os clientes, pois os comentários deixados por eles servem como um termômetro sobre como se relacionam com o seu empreendimento.
Conforme nos ensina Jeremy Wright, “uma das razões para que o blogging seja um fenômeno é que ele leva ferramentas como a pesquisa de mercado e o teste de produtos da visão panorâmica ao nível de interação interpessoal”.
Então, além de permitir essa possibilidade de saber o que os clientes esperam da sua empresa, o que pensam dela, como vêem os serviços que ela presta, o blog se constitui num importante canal de comunicação de mão dupla, pois permite um feedback todo especial, fazendo com que os clientes passem a se ver não apenas como consumidores, mas parceiros que estão sendo ouvidos. Dessa forma, a sua empresa só tem a ganhar.
O diálogo proporcionado pelos blogs entre empresa e cliente também gera outros benefícios que fazem a diferença para quem se propõe a fazer parte de universo revolucionário. Vejamos alguns:
1) o blog gera clientes evangelistas, ou seja, aqueles que vão falar bem da sua empresa de forma voluntária;
2) desperta a confiança por parte da clientela em relação ao seu negócio/empresa;
3) o blog ajuda a você se destacar como um líder de pensamento no setor em que atua;
4) através do blog você compartilha e obtém conhecimentos (aliás, essa é uma das grandes vantagens do blog);
5) utilizando o blog como instrumento de marketing e comunicação, você proporciona um feedback sobre os seus produtos;
6) o blog ainda revela novas oportunidades de crescimento e novos mercados para a sua empresa.
Texto escrito por Luis Valério - Politica com Pimenta
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