8.4.13

"Quem está na rede social é exigente e participativo"

"Quem está na rede social é exigente e participativo"



3 por quatro com Monica Baquero - Por Ana Ruth Dantas

Se eu apresentar a nossa convidada de hoje como a presidente da Rede Latino-Americana de Investigadores em Publicidade, certamente o leitor poderá pensar que a entrevista será amparada em pesquisas e sem aplicação prática. Engano! A colombiana Mônica Baquero traz uma análise apurada sobre a propaganda mundial, como construir uma marca e mostra um alerta para a importância das redes sociais.
Emanuel AmaralA colombiana Mônica Baquero é comunicadora social há 25 anos. Trabalhou em agências de propaganda na Colômbia e depois enveredou pela docência. Fez mestrado em Comunicação e atualmente é presidente da Rede Latino-Americana de Investigadores em Publicidade. Na Colômbia, Mônica é coordenadora do Observatório de Tendência de Consumo entre Adolescentes e Jovens.A colombiana Mônica Baquero é comunicadora social há 25 anos. Trabalhou em agências de propaganda na Colômbia e depois enveredou pela docência. Fez mestrado em Comunicação e atualmente é presidente da Rede Latino-Americana de Investigadores em Publicidade. Na Colômbia, Mônica é coordenadora do Observatório de Tendência de Consumo entre Adolescentes e Jovens.

Baquero é coordenadora na Colômbia de um centro de pesquisa sobre tendência de consumo entre jovens e adolescentes. Ela observa que com a globalização as marcas se tornaram mundiais, mas a aplicabilidade depende, necessariamente, do contexto cultural do país. “Se há um mundo globalizado, as marcas estão propondo suas lógicas de consumo, não obstante os contextos culturais fazem com que tenhamos variação”, analisou a pesquisadora, que esteve em Natal para participar do Congresso Internacional de Publicidade da UFRN, evento promovido pela própria UFRN e pela Base de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia.

Mônica Baquero chama atenção que as redes sociais aumentaram o poder do consumidor que pode, através dos seus comentários, avalizar marcas ou atuar na negatividade de outras.

A convidada de hoje do 3 por 4 é uma simpática colombiana, uma professora com análise apurada, com vocês Mônica Baquero.

A senhora, na Colômbia, estuda a tendência de consumo de jovens e adolescentes. Na sua pesquisa é possível diferenciar a tendência de consumo da Colômbia e dos demais países latino-americanos ou é a mesma?
O que vemos é que o consumo se movimenta em torno dos mercados e dos contextos culturais. É realmente o que acontece. Depois, com o mundo globalizado, com as pessoas e as práticas culturais fazem com que o consumo possa variar. Por exemplo, Gatorade, que é uma bebida hidratante para depois do exercício, no meu país (Colômbia), usa para curar a ressaca. Esse é o contexto cultural. Veja que esse produto pedia um consumo diferente, desde a concepção cultural do nosso país. Se há um mundo globalizado, as marcas estão propondo suas lógicas de consumo, não obstante os contextos culturais fazem com que tenhamos variação. Nós somos um país e vemos coisas muito semelhantes, sem qualquer problema, com outros países, na maneira de comunicar, de estabelecer relação de consumo com o cliente, mesmo em mercados diferentes.

E como a senhora analisa a criatividade atrelada aos altos investimentos das empresas para construírem suas marcas?
O que estamos sentindo, em Colômbia especialmente, é que ocorre uma potência na criatividade. Nosso país tem as três melhores agências publicitárias do mundo. Estamos exportando criatividade. Nosso publicitários ganharam os últimos prêmios Cannes, inclusive o prêmio Titânio. A mostra publicitária colombiana, desde rádio até a televisão, tem uma relação muito mais próxima do consumidor, vem fazendo com que ele (o consumidor) se sinta mais incluído no contexto. E veja que afora isso, nós temos um problema social muito forte, como a guerra. Nós somos um país que vive um conflito armado, o Exército nacional chegou a fazer uma campanha publicitária, chamada Rios de Luz onde se colocou bolas de luz rodeando os rios, os guerrilheiros viram e se emocionaram. Isso ajudou a desmobilizar muitos guerrilheiros
através dessa intervenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e sugestões...fique a vontade !