3.2.12

Google considera iniciar um plano de assinaturas para o YouTube




TECHTUDO 02/02/2012 12h00

O YouTube pode criar um sistema de assinatura para os usuários, perdendo a característica de ser 100% gratuito. Um dos grandes desafios do Google, desde o dia em que a empresa adquiriu o YouTube, era fazer com que o site de vídeos gerasse lucros. E tudo indica que a empresa vai tomar medidas mais incisivas para atingir esse objetivo.

A hipótese foi do próprio CEO do YouTube, Salar Kamangar, durante uma coletiva de imprensa no evento D: Drive Into Media. O executivo afirmou que existe, sim, a possibilidade do site começar a permitir que usuários e produtoras, detentoras de direitos autorais de vídeos postados, cobrem dos internautas uma taxa mensal para visualizá-los em seus respectivos canais.

YouTube atinge 4 bilhões de vídeos assistidos por dia Kamangar lembra que o YouTube é uma plataforma de mídia que procura ser um modelo de negócios para os seus principais parceiros comerciais. Nesse caso, as produtoras de cinema, estúdios de animação, grandes gravadoras que investem em videoclipes e usuários com grande visibilidade no YouTube se beneficiarão diretamente e poderão capitalizar de forma mais eficiente.

Para adotar tal medida, o executivo do YouTube apresenta números sobre o comportamento de consumo dos conteúdos online e offline. Segundo ele, 20% da receita da indústria de entretenimento são originárias da compra ou locação física dos títulos, enquanto 40% são de taxas de assinatura, e outros 40%, da publicidade.

O que o Google pretende com tal decisão é justamente acompanhar essa tendência do mercado. Porém, estamos falando do YouTube que desde o primeiro dia foi visto como uma plataforma de consumo livre de vídeos. É justo o direito da empresa em lucrar um pouco mais com um serviço que é um grande sucesso de audiência, mas é difícil imaginar as pessoas utilizando cartão de crédito para pagar por algo que, antes, era visto de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e sugestões...fique a vontade !