18.8.11

REPENSANDO AS ORGANIZAÇÕES...



A Estrutura das Organizações

Henry Mintzberg, afirma que as instituições não capacitam para administrar. Mas, pior: fazem crer que capacitam. Ensinam à retórica e fazem os estudantes acreditarem que podem controlar situações e solucionar problemas complexos de um dia para outro. Criam uma imagem obsessiva de liderança que torna o líder um homem de idéias certas que fez tudo certo e surgiu como salvador de qualquer problema, quase um super-homem.

Para as organizações não basta melhorar as coisas, nem simplesmente resolver os problemas racionalmente. É preciso mudar tudo, revolucionar. Nesta nova era as oportunidades vêm e vão à velocidade da luz. É a velha-guarda versus a vanguarda. O poderio do estabelecido versus a força da imaginação. Portanto, o desafio é superar as inovações dos inovadores. Não basta reformular o produto ou o serviço. É preciso reformular também o conceito do negócio, imaginando soluções completamente novas para as necessidades dos clientes. É mudar o referencial. É preciso experimentar o novo, deixando de lado o pensamento sistematizado, automatizado. Dessa forma, pode-se chegar ao conhecimento e à compreensão dessa nova era. Toda atividade humana pede uma estrutura que a de suporte e espelhe de forma clara os seus objetivos e metas pretendidas, o ajuste mútuo, a supervisão direta, a padronização dos processos, a padronização das entradas, a padronização das habilidades e a padronização das normas, fazem com que as instituições se mantenham coesas e transparentes em seus princípios básicos, como também funcional e ágil em suas atividades.

Na sua forma estrutural vemos a presença de parâmetros essenciais para a obtenção de uma coordenação efetiva: a especialização do trabalho, formalização de comportamento, treinamento, doutrinamento, agrupamento unitário.

Caso as instituições venham a não dar a devida atenção a esses elementos pode vir a se tornar uma instituição alvo de movimentos políticos e girar em torno de conflitos quase sempre nocivos a mesma.

Antônio Soares de Macedo Júnior
Administrador-Mercadólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e sugestões...fique a vontade !