17.12.10

QUALIDADE COM 5S E A RELAÇÃO COM O NOSSO CORPO...




Conexões



Para entender a natureza de cada senso do 5S, podemos associá-los com partes de nosso corpo.



Os sensos de Utilização, Ordenação e Limpeza podem ser relacionados com as mãos, pois são de ação, têm a ver com o nosso jeito de agir.



O Senso de Saúde, que é aplicado a partir do nosso sentimento sobre os resultados da prática dos três primeiros sensos, pode ser relacionado com o coração.



O Senso de Autodisciplina é assegurado pelo racional, pela observação consciente do agir. Pode ser associado à cabeça (cérebro e labirinto - que controla nosso equilíbrio). A Autodisciplina atua no desenvolvimento do nosso equilíbrio em percursos inseguros, como em uma corda bamba, em direção à realização dos sonhos.



Os sensos de Saúde e de Autodisciplina são de reflexão, têm a ver com o nosso jeito de ser.



Estas associações permitem o entendimento do 5S. Porém, isto não significa que os sensos devem ser praticados separadamente por partes do corpo.



Por exemplo, em pensamento e esforço para desenvolver competências, aplicamos os cinco sensos.



Utilizamos os desafios para estimular o cérebro, ordenamos as idéias, limpamos as reflexões para focar no que parece ter mais sentido. Procuramos fazer e refazer de modo que as atividades e resultados sejam saudáveis.



Com Autodisciplina, não perdemos o foco no que deve ser feito.



Com este exercício, nosso cérebro cria novas conexões na rede de competências pessoais. Sempre exercitando, teremos, cada vez, mais facilidade de enfrentar novos desafios.



Wagner Matias de Andrade

Comunicador social e especialista em pedagogia empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e sugestões...fique a vontade !